Especialidade: Cardiologia! A cardiologia em si é definida como um ramo da medicina responsável por estudar, cuidar e tratar o coração e os vasos sanguíneos. Ou seja, é uma das especialidades da medicina que cuida do coração e do sistema circulatório.
A cardiologia é principalmente dividida em duas grandes áreas, assim como toda a medicina: a preventiva e a curativa.
Cardiologia Preventiva
A cardiologia preventiva é voltada para a atenção de prevenção de doenças cardíacas ou do sistema circulatório. A sua importância é justamente de cuidado com os problemas cardíacos. Isso tendo em vista que a tendência é que as doenças cardiovasculares sejam um problema ainda maior no futuro. Por isso, a cardiologia preventiva trabalha exatamente com a prevenção dos problemas cardiovasculares, a fim de evitar maiores complicações e mais graves.
Cardiologia curativa
Já a cardiologia curativa, como o nome já diz, tem o foco voltado para a cura e o tratamento das doenças. Sejam elas desenvolvidas com o tempo, ou congênitas. A partir disso, é fundamentado no estudo dos sintomas das doenças para seu diagnóstico. Assim, a cardiologia curativa acontece sempre que um paciente apresenta algum sintoma relacionado a doenças cardiovasculares. Para, então, poder diagnosticar e tratar o problema.
Doenças do coração
São várias as ameaças para o coração, assim como as doenças que o acometem. Por isso, ter cuidado com os hábitos nunca é demais! Agora, então, conheça algumas das doenças para o coração que são mais conhecidas.
Ao longo do tempo…
As doenças cardiovasculares desenvolvidas com o tempo podem ser em decorrência tanto de hábitos pouco saudáveis, quanto pela idade ou até mesmo por consequência de infecções provocadas por vírus, fungos ou bactérias. São exemplos: hipertensão (pressão alta), insuficiência cardíaca, infarto e endocardite.
Ameaças ao coração
As ameaças que afligem o coração incluem o cuidado com a saúde mental, com o meio ambiente e com o corpo como um todo. Apesar da cardiologia ser uma especialidade da medicina, seu objeto de estudo faz parte de um todo que precisa ser visto como tal.
Veja também https://suacirurgia.com/2022/02/17/tendencias-de-cirurgias-plastica-2022/
Quando buscar um cardiologista?
Como temos falado, o melhor momento para buscar um cardiologista é quando se quer prevenir. Portanto, antes de praticar exercícios físicos, ao buscar novos hábitos alimentares, antes de qualquer procedimento cirúrgico, etc. Para além de situações pontuais como as citadas, um acompanhamento regular com o cardiologista é sempre recomendado. Assim, sempre que for fazer um check-up, não se esqueça do seu coração! Entretanto, se você não tem o costume de passar em consultas com um cardiologista, alguns sintomas podem indicar a necessidade de marcar uma consulta. Como: dores no peito, sensação de cansaço constante, suor excessivo e tonturas.
Cuidados cardíacos básicos
Alguns cuidados, como prática de exercícios e uma alimentação saudável são cuidados básicos para qualquer área da saúde. E para o seu coração, isso não seria diferente. Por isso, peça ao seu cardiologista indicações de outros profissionais que possam te ajudar com esses hábitos saudáveis!
Ter hábitos saudáveis também são muito importantes para a prevenção de doenças cardíacas. Para você que já possui problemas cardíacos, estudos recentes demonstraram que a prática de ioga pode ajudar. Para além do exercício físico, ela também ajuda no relaxamento e no alívio do estresse.
Ou mesmo para você que não possui nenhum problema cardíaco, mas quer se prevenir: a prática de exercícios físicos é imprescindível! Isso porque a prática de exercícios traz muitos benefícios para o seu corpo todo.
Outro hábito saudável fundamental é dormir bem. Afinal, uma noite mal dormida pode acarretar em estresse, além do cansaço e do aumento do risco de acidentes.
Qual a frequência para realização de um checkup cardíaco?
Em algum momento, todos terão que fazer uma visita a um cardiologista para fazer um check-up e ter certeza de que está tudo certo com o coração. No entanto muitos ainda não sabem com qual periodicidade deve-se ir ao cardiologista.
O mais indicado para pessoas que tenham famílias com histórico de problemas cardíacos é fazer uma consulta anualmente a partir dos 30 anos de idade ou até um pouco antes, visto que a carga genética tem uma forte influência na incidência de doenças cardíacas. Para quem não tem histórico familiar pode ser recomendado que comecem suas visitas ao consultório do cardiologista um pouco mais para frente, aos 35 ou 40 anos.
Pessoas que praticam atividades esportivas intensas também precisam fazer uma avaliação prévia da condição de seu coração, mesmo aqueles que nunca tiveram problemas cardíacos e não têm familiares com histórico de doenças do coração.
Tendo a necessidade de fazer um checkup cardiológico, procure os especialistas da Rede Med Sul. Além de ter os melhores profissionais da área, possuímos um hospital próprio equipado tecnologicamente para te ajudar a preservar a saúde do seu coração.
Leia mais em https://clinicadacidade.com.br/o-que-e-cardiologia/