Especialidade: Pediatria

pediatria

Especialidade: Pediatria. Pediatria é a especialidade médica dedicada a atender recém-nascidos, crianças e adolescentes nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. O maior objetivo dessa especialidade é auxiliar a família no processo de estabelecimento da saúde infantil.

O que a pediatra faz?

O pediatra é o médico responsável por essa especialidade e sua formação é exclusivamente voltada para os cuidados da criança e do adolescente. O pediatra é o profissional que cuida de diagnósticos, exames e todos os processos que envolvam a saúde de bebês, crianças e adolescentes, buscando sempre a melhor forma de orientar seus responsáveis.

O pediatra é um generalista, é como se fosse um “clínico médico infantil”, que pode acompanhar desde bem pequenino o desenvolvimento da criança e, certamente, vai criar vínculos emocionais com ele e sua família. E essa é uma das maiores recompensas do trabalho desse profissional: atendimentos cheios de carinho e alegria; uma reconexão do médico com seu passado de criança ou adolescente que vai se refletir em cada assistência prestada.

Veja mais sobre nossas especialidades em https://suacirurgia.com/2022/02/23/especialidade-cardiologia/

Quais as principais doenças em crianças?

As doenças na infância assustam muitos pais exigindo atenção quanto aos sintomas, encaminhamento médico, período para realização de exames e diagnóstico e por fim o início do tratamento e recuperação do pequeno. A seguir destacamos 6 doenças que são frequentes na infância e explicamos como um diagnóstico rápido pode ser determinante para a qualidade de vida e bem-estar da criança.

Caxumba

A transmissão da caxumba ocorre por meio da respiração e a doença provoca a inflamação das glândulas salivares parótidas, que realizam a produção de saliva. Entre os sintomas mais frequentes estão dor e inchaço na região abaixo da mandíbula inferior, dificultando a deglutição e causando mal-estar, rigidez na nuca, náuseas e dor de cabeça.

Rubéola

A rubéola está na lista das doenças na infância mais comuns, sendo causada por vírus e tendo a transmissão também por meio da respiração e contato com pessoas portadoras do vírus. Entre os sintomas da doença destaca-se o surgimento de pequenas lesões vermelhas na pele e também febre. Apesar de ser uma doença comum, a rubéola apresenta riscos elevados quando contraída por gestantes, podendo ocasionar a má formação fetal e óbito do feto.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral que causa a infecção do sistema respiratório. A transmissão ocorre pelo ar com o contato com gotículas expelidas durante a tosse ou espirro de pacientes com a infecção. O sarampo tem sintomas mais severos que as demais condições como manchas vermelhas no corpo, febre, conjuntivite e tosse. O tratamento é realizado com remédio para febre e repouso. A vacina tetraviral deve ser ministrada na criança e combate a catapora, o sarampo, a caxumba e a rubéola, sendo a melhor opção de prevenção. Ainda que os vírus ainda sejam comuns, eles estão menos ativos.

Infecções no ouvido

Uma ocorrência comum nas crianças é a otite média que ocorre devido ao acúmulo de secreção no canal auditivo que pode ser ocasionado por gripes, resfriados e também durante o aleitamento, fazendo com que a região seja favorável à proliferação de bactérias.

Infecções na garganta

As infecções de garganta estão entre as mais comuns doenças na infância, podendo ser ocasionada por vírus ou bactéria. O primeiro caso é mais comum até os dois anos e pode ser tratado com analgésicos indicados pelo pediatra. Já a infecção bacteriana é mais grave e ocorre principalmente entre os três e seis anos causando febre e desconforto. Nesses casos o tratamento deverá ser realizado com antibióticos de acordo com a receita do médico responsável.

Fraturas

Outra condição muito frequente na infância são as fraturas decorrentes de quedas, brincadeiras, escorregões, prática de esportes, entre outras situações cotidianas comuns, mas que podem gerar uma fratura como luxação ou mesmo quebra de um osso. As fraturas mais comuns na infância são nos braços, pernas, dedos dos pés, mão e nariz. Entre os sintomas que podem ser demonstrados pela criança estão dor, desconforto, inchaço e roxidão no local.

Quando os pais devem procurar um médico pediatra para os filhos?

É necessário procurar o atendimento desse médico periodicamente, seguindo a recomendação desse profissional, para que ele faça o acompanhamento da saúde do bebê, da criança e do adolescente. Ele pode ser procurado quando existem sinais de alguma doença, em casos de emergências, ou para esclarecer as dúvidas dos pais, principalmente em casos de recém-nascidos.

Algumas mães optam marcar uma primeira consulta com o pediatra durante o pré natal para conhecer o médico que vai acompanhar o recém-nascido durante muitos anos. Após o nascimento, o atendimento deve ocorrer para que exista um acompanhamento do desenvolvimento bebê, como no ganho de peso, crescimento, se a amamentação está correta, teste do pezinho e de audição, etc.

O médico também deve ser procurado em casos de emergência ou sinais de doenças, como: resfriados, dores, mal-estar, catapora, dificuldade na respiração, cólicas, anemia, alergias, asma, baixo ou alto ganho de peso, diarreia, infecção urinária, entre outras.

Leia mais sobre pediatria em https://med.estrategia.com/portal/profissoes-da-medicina/tudo-sobre-pediatria/