Em primeiro lugar, você tem adotado hábitos saudáveis na sua rotina? Se sua resposta for SIM, você está no caminho certo. Mas se sua resposta for NÃO, as chances de viver sobre um constante estresse e desconforto aumentam.
Antes de tudo, uma rotina que prioriza a saúde é o caminho para viver bem, não apenas do ponto de vista físico, como também mental, emocional e nas relações ao longo da vida.
Se você está buscando novos motivos ou novas ideias para começar a mudança nos hábitos, veio ao lugar certo!
Nas próximas linhas, você vai saber o que são hábitos saudáveis e como conquista-los para impactar na sua qualidade de vida. Além disso, nós vamos te mostrar quais as principais mudanças que você precisa fazer para que isso se torne sua caminhada diária rumo à uma saúde equilibrada.
Em seguida, como conteúdo extra, vamos te indicar 6 hábitos saudáveis para cultivar na sua rotina.
Está pronto(a)? Então vamos começar!
O que são hábitos saudáveis?
Hábitos saudáveis são rotinas que incluem tempo e compromisso com uma tarefa ou estilo de vida benéficos para a saúde.
Sobretudo, ao juntar as duas palavras, temos um sentido de equilíbrio de boas práticas na rotina para otimizar resultados e conseguir aproveitar ao máximo. Como impacto o corpo responde melhor às atividades, a saúde mental fica equilibrada e o cansaço diminui.
Hábitos saudáveis não estão relacionados diretamente com pessoas calmas e que fazem práticas mais relaxantes como yoga ou meditação. Ter hábitos saudáveis implica em como você busca o melhor para si dentro das suas condições e gostos. As práticas citadas muito na construção de hábitos, mas não são regras que devem ser praticadas para alcançar esse objetivo.
Como começar a ter hábitos saudáveis impactam na sua vida?
Primeiramente tanto a alimentação quanto exercícios físicos, momentos de relaxamento e lazer têm a capacidade de adicionar qualidade de vida, mesmo entre os indivíduos que trabalham muitas horas por semana ou têm uma rotina agitada.
Trocar o carro pela bicicleta ou por uma caminhada, o doce depois do almoço por uma fruta ou ter uma boa noite de sono fazem toda a diferença no dia a dia, com efeitos para a disposição, humor e bem-estar.
Juntamente com estas dicas, listamos os impactos que estas mudanças podem trazer para sua rotina.
Estimula o cérebro
Diversos fatores interferem na saúde do cérebro, e a alimentação é um dos mais evidentes. Moderar no consumo de açúcar é muito importante, assim como buscar ingerir alimentos com gorduras boas, como por exemplo peixes, sementes e nozes. Acima de tudo aderir à uma dieta mais balanceada, ajuda também a regular seu intestino, que possui bactérias ligadas ao cérebro que afetam a sensação de bem-estar.
A prática de atividade física também é essencial para estimular o cérebro e ter boa memória, nesse sentido os exercícios aumentam as sinapses, favorecendo a transmissão de impulsos nervosos e a criação de neurônios.
Outra boa pedida é descansar a mente, reduzindo o tempo de estresse ao se desligar por alguns momentos. Bem como períodos de relaxamento não são um desperdício. Eles nos permitem ativar uma área do cérebro chamada rede neural de modo padrão.
Mais disposição para ter hábitos saudáveis
Do ponto de vista emocional, quem está ativo diminui a ansiedade e o estresse e aumenta a autoestima e a disposição para fazer tudo no dia a dia. Isso porque o corpo libera hormônios como a endorfina durante a atividade física, provocando satisfação e bem-estar.
No campo da alimentação, fontes naturais de carboidratos como a banana e a aveia, colaboram para elevar a disposição, assim como o ovo, cujas vitaminas do complexo B dão suporte para que o organismo transforme nutrientes em energia.
Controla o peso
A combinação entre dieta balanceada, exercício físico e mente sadia é fundamental para evitar o ganho ou perda brusca de peso. Todavia buscar a manutenção correta do peso é mais que uma preferência estética, pois a obesidade é fator de risco para uma série de males – de diabetes tipo 2 e hipertensão até câncer.
O excesso de gorduras saturadas leva a inflamações nos órgãos e pode obstruir a circulação do sangue, provocando problemas como o infarto. Além das complicações mais graves, o sobrepeso tende a diminuir a disposição, sobrecarregar ossos e articulações, afetar a qualidade do sono e prejudicar a autoestima.
Evita doenças
É consenso que uma pessoa saudável não tem doenças, portanto, os comportamentos em direção à saúde são capazes de prevenir ou minimizar quaisquer danos futuros à saúde.
O menor consumo de sal, por exemplo, diminui as chances de desenvolver hipertensão arterial, enquanto o controle do açúcar tende a evitar o aparecimento de diabetes tipo 2. Assim como não fumar também tem efeito considerável na qualidade de vida.
A ingestão regular de alimentos anti-inflamatórios, como fibras e verduras, reforça o sistema imunológico e reduz o risco de depressão
Melhora o humor
Quando estamos tristes ou desanimados, é natural para o organismo pedir por fontes de energia encontradas nas gorduras e açúcares. Afinal, devorar uma barra de chocolate causa uma reação quase instantânea de alegria e animação, graças à rápida descarga do hormônio serotonina. Contudo, o efeito tem duração breve e, caso se repita com frequência, prejudica o sistema imunológico, o cérebro e o fluxo sanguíneo.
Principais comportamentos para ajudar na sua saúde
Agora que você já conhece os imensos benefícios que adotar hábitos mais saudáveis causa, conheça agora alguns comportamentos do dia a dia que vão auxiliar nesse seu objetivo.
Alimentação adequada
Refeições completas possuem pelo menos um representante de cada andar da pirâmide alimentar, uma vez que todos contribuem para a manutenção do organismo.
Cereais, pães, raízes e tubérculos, que formam o primeiro andar da pirâmide, possuem os carboidratos essenciais que devem ser consumidos diariamente e em uma proporção maior que os demais itens. No segundo andar estão as hortaliças, frutas e sucos de fruta, ricos em fibras e vitaminas. Logo acima, ficam as fontes de proteína como leguminosas, carne, leite e derivados. No quarto pavimento, encontramos os alimentos que possuem lipídeos (gorduras e açúcares) em abundância e, portanto, devem ser consumidos em pequenas quantidades.
Prática de exercícios físicos
De antemão, combater o sedentarismo previne agravos como a obesidade, colesterol LDL alto, fadiga constante, problemas ósseos e musculares. Ainda mais, praticar exercícios físicos é uma questão de saúde prioritária para indivíduos de todas as idades. para serem considerados ativos, os adultos devem praticar de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa toda semana, enquanto crianças e adolescentes precisam se exercitar ao menos 60 minutos diários.
Evitar consumo de bebidas alcoólicas e de drogas
Antes de tudo doenças cardiovasculares e no fígado são apenas alguns exemplos dos males desencadeados pelo consumo de drogas lícitas, como o álcool e também ilícitas. Essas substâncias têm efeito tóxico para o organismo, além de apresentar risco de dependência por causarem uma breve sensação de prazer. Portanto, uma vida saudável pede que sejam eliminadas ou evitadas ao máximo.
Realizar exames médicos regularmente
Desde já, a medicina ocidental tem incorporado uma abordagem preventiva, focando na manutenção do organismo e da mente para evitar enfermidades e conferir uma existência mais tranquila para os pacientes.
Nesse sentido, essa abordagem implica no empoderamento do paciente que, em vez de esperar para consultar um médico somente quando houver algum sintoma, deve programar visitas periódicas para garantir um bem-estar prolongado.
Mesmo que esse acompanhamento identifique uma enfermidade, seu diagnóstico será precoce, elevando as chances de cura.
6 dicas para cultivar uma rotina sem perigos e ter hábitos saudáveis
Planeje sua rotina: Comece dedicando alguns minutos da sua noite para anotar as atividades que precisa executar no dia seguinte e, em seguida, atribua seu grau de relevância para definir quais devem ser feitas primeiro.
Beba água: consumir a quantidade suficiente de água ainda é um desafio para muita gente, mas é necessário contornar essa dificuldade para manter o corpo hidratado, facilitar a digestão e controlar a pressão do sangue.
Cultive vínculos afetivos: Procure cultivar vínculos de qualidade, mantendo por perto pessoas que te façam sentir satisfeito, realizado e feliz. Se possível, aumente o tempo com a família.
Crie bons hobbies: Antes de mais nada, descobrir e investir em seus passatempos favoritos produz efeitos positivos no seu estado emocional, podendo, inclusive, melhorar o humor.
Busque controlar o estresse: Se estiver sob muita pressão, procure parar e respirar fundo, tirar alguns minutos para meditar diariamente. Nesse sentido, procure fazer pausas no seu trabalho a cada 30 minutos.
Conheça seus limites: Preste atenção, também, nos sinais que seu corpo e mente emitem, respeitando os limites quanto ao volume de trabalho, de estudos e nas relações interpessoais.
Ambientes como o trabalho e grupos sociais podem nos expor a pessoas com quem não temos afinidade, nem nos damos bem.
Leia mais em: Hábitos Saudáveis: importância, como cultivar e os principais
Leia também: Varizes: Saiba tudo sobre.