Perda de cabelo? Transforme sua autoestima.
O cabelo é um item do nosso corpo que interfere diretamente nas características tanto de homens quanto de mulheres. Não importa se ele é curto, longo, liso, cacheado, preto ou loiro, ele é a moldura do nosso rosto. Constantemente a queda de cabelo pode influenciar nas relações sociais. Certamente, é um problema bastante temido tanto por homens quanto por mulheres. É comum que quem sofre de calvície sinta vergonha de estar em convívio social. Eventualmente, começa a se isolar e com isso vem o estresse, a baixa autoestima, a ansiedade e até mesmo a depressão.
Tratamento para calvícies tradicionais
Existem vários tratamentos considerados tradicionais para o problema da calvície. Podem ser feitos através de medicação, cremes e laser. Em contrapartida, estes tipos de tratamentos possuem uma resposta que começa a fazer efeito somente de 3 a 6 meses após o seu início, o que é em alguns casos, tempo demais para se esperar por um resultado. Além de serem tratamentos que funcionam somente para retardar a queda.
Uma das alternativas para este problema que estão tomando conta do cenário atualmente é o transplante capilar FUE (Follicular Unit Extraction). Desde já vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre esta técnica e outras curiosidades referentes ao assunto.
O que é o transplante capilar FUE?
Para começar a falar sobre transplante capilar, precisamos voltar um pouco no tempo. Antigamente, o Transplante Capilar era uma cirurgia pouco elaborada, que apresentava resultados muito pouco naturais. A técnica moderna do transplante capilar começou na década de 30 no Japão, mas foi aperfeiçoada para o tratamento da calvície só nos anos 50, onde um médico americano de Nova Iorque utilizou pela primeira vez como tratamento contra este problema.
Mas então, o que é? O Transplante Capilar FUE (Follicular Unit Extraction) é uma técnica de transplante capilar desenvolvida nos Estados Unidos, que consiste em retirar os fios de cabelo da área doadora do paciente e reimplantá-los fio a fio nas unidades foliculares, sem cicatriz linear.
Como é feito?
O transplante capilar é um procedimento definitivo já que os fios de cabelo que são colocados são da própria pessoa. O médico primeiro analisa o couro cabeludo do paciente e faz um desenho na cabeça, identificando as áreas que receberão os folículos capilares. Após, uma equipe de profissionais altamente treinada faz a extração dos folículos da área doadora (parte do couro cabeludo onde há cabelos saudáveis) e depois reimplanta os fios, um a um. Não havendo risco de rejeição e realização de manutenção. Normalmente o transplante capilar é feito por um cirurgião plástico, sob anestesia local e sedação leve e pode durar entre 3 e 12 horas, permitindo que o doente sinta o mínimo de dor durante e após o procedimento. Dependendo do tamanho da área que irá receber o transplante, e, no caso de áreas muito grandes, o transplante é realizado em dois dias consecutivos. Os pacientes no geral recebem alta no mesmo dia.
Diferente das técnicas mais antigas, o Transplante Capilar FUE não proporciona a indesejada cicatriz linear. Com os avanços das técnicas de transplante e implante capilar, o procedimento é
tido como referência, pois retira os folículos capilares da área doadora do paciente, estes são mínimos, geralmente menores do que 1mm, realizando uma cicatrização rápida e natural. Desta forma, o Transplante Capilar FUE não interfere nas características do paciente, possibilitando o uso de diferentes cortes de cabelo, até mesmo raspado com máquina, por exemplo.
Quais os benefícios desta técnica?
Entre os principais benefícios do procedimento capilar, o paciente pode observar que a recuperação da área doadora é rápida, não há necessidade de internação e o pós-operatório não apresenta fortes dores ou incômodos. Além disso, o FUE pode ser realizado em outras regiões do corpo, como tórax e barba, de acordo com a quantidade de fios presentes na área doadora.
O que esperar do procedimento?
O sucesso do transplante, se efetuado por um médico qualificado e houver uma correta seleção do paciente, é muito elevado. A maioria dos casos de insucesso devem-se à realização do transplante em pacientes sem indicação. É importante compreender que o cabelo transplantado é mais resistente à queda, mas se não realizarem um tratamento dermatológico no pós-operatório poderá existir queda do cabelo adjacente não transplantado. O transplante capilar garante que a pessoa vai ter mais cabelo do que antes.
Leia também https://suacirurgia.com/2021/12/22/mamoplastia-e-para-se-sentir-bem-com-voce/