Abdominoplastia

abdominoplastia

Abdominoplastia

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico estético para melhorar a forma e a aparência do abdômen.

Durante uma abdominoplastia, o excesso de pele e gordura são removidos do abdômen. O tecido conjuntivo no abdome (fáscia) geralmente também é apertado com suturas. A pele restante é então reposicionada para criar uma aparência mais tonificada.

Você pode optar por fazer uma abdominoplastia se tiver excesso de gordura ou pele ao redor da área do umbigo ou uma parede abdominal inferior fraca. Uma abdominoplastia também pode melhorar sua imagem corporal.

Por que é feito

Há uma série de razões pelas quais você pode ter excesso de gordura, pouca elasticidade da pele ou tecido conjuntivo enfraquecido em seu abdômen. Esses incluem:

• Mudanças significativas no peso
  • Gravidez
  • Cirurgia abdominal, como uma cesariana
  • Envelhecimento
  • Seu tipo de corpo natural

Uma abdominoplastia pode remover o excesso de pele e gordura solta e apertar a fáscia fraca. A abdominoplastia também pode remover estrias e excesso de pele na parte inferior do abdômen abaixo do umbigo. No entanto, uma abdominoplastia não corrigirá as estrias fora dessa área.

Se você já fez uma cesariana, seu cirurgião plástico pode incorporar sua cicatriz de cesariana existente em sua cicatriz de abdominoplastia.

A abdominoplastia também pode ser feita em combinação com outros procedimentos estéticos de contorno corporal, como cirurgia de mama. Se você removeu gordura do abdômen (lipoaspiração), pode decidir fazer uma abdominoplastia porque a lipoaspiração remove o tecido logo abaixo da pele e a gordura, mas não o excesso de pele.

A cirurgia de abdominoplastia não é para todos. Seu médico pode contraindicar uma abdominoplastia se você:

• Deseja perder uma quantidade significativa de peso
  • Considera a gravidez no futuro
  • Tem uma condição crônica grave, como doença cardíaca ou diabetes
  • Ter um índice de massa corporal (IMC) maior que 30
  • É fumante
  • Tiver uma cirurgia abdominal anterior que causou tecido cicatricial significativo

Riscos

Uma abdominoplastia apresenta vários riscos, incluindo:

• Acúmulo de líquido sob a pele (seroma). Os tubos de drenagem deixados no local após a cirurgia podem ajudar a reduzir o risco de excesso de líquido. Seu médico também pode remover o fluido após a cirurgia usando uma agulha e seringa.
  • Má cicatrização de feridas. Às vezes, as áreas ao longo da linha de incisão cicatrizam mal ou começam a se separar. Você pode receber antibióticos durante e após a cirurgia para prevenir uma infecção.
  • Cicatrizes inesperadas. A cicatriz da incisão de uma abdominoplastia é permanente, mas normalmente é colocada ao longo da linha do biquíni facilmente escondida. O comprimento e a visibilidade da cicatriz variam de pessoa para pessoa.
  • Danos teciduais. Durante uma abdominoplastia, o tecido adiposo dentro da pele na área abdominal pode ser danificado ou morrer. Fumar aumenta o risco de danos nos tecidos. Dependendo do tamanho da área, o tecido pode cicatrizar por conta própria ou exigir um procedimento de retoque cirúrgico.
  • Alterações na sensação da pele. Durante uma abdominoplastia, o reposicionamento dos tecidos abdominais pode afetar os nervos da região abdominal e, raramente, na parte superior das coxas. Você provavelmente sentirá alguma sensação reduzida ou dormência. Isso geralmente diminui nos meses após o procedimento.

Como qualquer outro tipo de cirurgia de grande porte, a abdominoplastia apresenta risco de sangramento, infecção e reação adversa à anestesia.

Como você se prepara

Ao falar com cirurgião plástico sobre uma abdominoplastia, ele provavelmente irá solicitar algumas informações como:

• Histórico médico: Esteja preparado para responder a perguntas sobre condições médicas atuais e passadas. Fale sobre os medicamentos que está tomando ou tomou recentemente, bem como sobre as cirurgias que fez. Informe o seu médico se você é alérgico a algum medicamento. Se o seu desejo por uma abdominoplastia estiver relacionado à perda de peso, seu médico provavelmente fará perguntas detalhadas sobre seu ganho e perda de peso.
  • Exame físico: Para determinar suas opções de tratamento, o médico examinará seu abdômen. O médico também pode tirar fotos do seu abdômen para o seu registro médico.
  • Expectativas: Explique por que você quer uma abdominoplastia e o que você espera em termos de aparência após o procedimento. Certifique-se de entender os benefícios e riscos do procedimento, incluindo cicatrizes. Tenha em mente que uma cirurgia abdominal anterior pode limitar seus resultados.

Antes de uma abdominoplastia, você também pode precisar:

• Parar de fumar: Fumar diminui o fluxo sanguíneo na pele e pode retardar o processo de cicatrização. Além disso, fumar aumenta o risco de danos nos tecidos. Se você fuma, seu médico recomendará que você pare de fumar antes da cirurgia e durante a recuperação.
  • Evite certos medicamentos: Você provavelmente precisará evitar tomar aspirina, medicamentos anti-inflamatórios e suplementos de ervas, que podem aumentar o sangramento.
  • Mantenha um peso estável: Idealmente, você manterá um peso estável por pelo menos 12 meses antes de fazer uma abdominoplastia. Se você estiver muito acima do peso, seu médico recomendará que você perca peso antes do procedimento. Perda de peso significativa após o procedimento pode diminuir seus resultados.
  • Providencie ajuda durante a recuperação: Faça planos para que alguém o leve para casa depois de sair do hospital e fique com você pelo menos na primeira noite de sua recuperação em casa.

O que você pode esperar

A abdominoplastia é feita em um hospital ou centro cirúrgico ambulatorial. Durante uma abdominoplastia, você estará sob anestesia geral – o que o deixa completamente inconsciente e incapaz de sentir dor. Em alguns casos, você pode receber um medicamento para aliviar a dor e ser moderadamente sedado (parcialmente dormindo).

Antes do procedimento

Existem vários procedimentos diferentes para uma abdominoplastia, dependendo de seus objetivos e da extensão da mudança que você gostaria de ver. Durante a abdominoplastia típica, seu cirurgião plástico faz incisões para remover a maior parte da pele e gordura entre o umbigo e os pelos pubianos em uma forma oval ou elíptica horizontal. O tecido conjuntivo (fáscia) que fica sobre os músculos abdominais é então apertado com suturas permanentes.

A quantidade de excesso de pele removida e o tipo de procedimento que você fará determinarão a forma e o comprimento da incisão. A incisão acima dos pêlos pubianos será costurada e deixará uma cicatriz que cai ao longo do vinco natural dentro da linha do biquíni.

Seu cirurgião plástico também reposicionará a pele ao redor do umbigo. Seu umbigo será retirado através de uma pequena incisão e suturado em sua posição normal.

Durante o procedimento, você pode receber um antibiótico para prevenir a infecção.

O procedimento normalmente leva cerca de duas a três horas.

Após o procedimento

Após uma cirurgia de abdominoplastia, sua incisão abdominal e umbigo provavelmente serão cobertos com curativo cirúrgico. Pequenos tubos podem ser colocados ao longo do local da incisão para drenar qualquer excesso de sangue ou fluido.

Os membros de sua equipe de saúde irão ajudá-lo a caminhar logo no primeiro dia após uma abdominoplastia para ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos.

Você provavelmente receberá medicação para a dor. É normal ter inchaço na área cirúrgica.

Drenos podem ser deixados no local por vários dias após a cirurgia. O seu médico ou outro membro da sua equipe de cuidados de saúde irá mostrar-lhe como esvaziar e cuidar dos seus drenos. Você pode precisar continuar tomando um antibiótico enquanto os drenos estiverem no lugar.

Seu cirurgião também pode prescrever um medicamento para afinar o sangue por um curto período de tempo após a abdominoplastia.

Você usará uma vestimenta abdominal de apoio (ligante abdominal) por cerca de seis semanas após a abdominoplastia. Isso ajuda a evitar o acúmulo de líquido e fornece suporte abdominal enquanto você cura. Seu médico explicará como cuidar de sua cicatriz.

Nas primeiras seis semanas após uma abdominoplastia, você precisará ter cuidado ao se movimentar. Você também precisará evitar posições que forcem sua linha de incisão – como dobrar rapidamente a cintura – para evitar a reabertura da ferida.

Você precisará agendar visitas regulares de acompanhamento. Pergunte ao seu médico com que frequência você precisa ser visto.

Resultados

Ao remover o excesso de pele e gordura e fortalecer sua parede abdominal, uma abdominoplastia pode dar ao seu abdômen uma aparência mais tonificada e mais fina.

Os resultados da abdominoplastia geralmente são duradouros se você mantiver um peso estável.