Especialidade:Ginecologia e obstetricia. Aqui vamos ilustrar o que é comum à especialidade. Porém, o papel da médica especialista é essencial e é ela quem vai determinar o que é melhor para cada situação. No caso da ginecologia obstetrícia, ela poderá ser a médica mais presente na vida da mulher.
O que é a ginecologia obstetrícia?
Uma/um ginecologista-obstetra é um profissional de saúde especializado em saúde reprodutiva feminina. A obstetrícia envolve trabalhar com mulheres grávidas, incluindo o parto de bebês. A ginecologia envolve o sistema reprodutivo feminino, tratando uma ampla gama de condições, incluindo infecções sexualmente transmissíveis (DSTs) e dor crônica.
Embora as recomendações variem com a idade e mudem com o tempo, muitas mulheres veem ginecologistas obstétricos pelo menos uma vez por ano. Alguns usam esses médicos como seu médico principal ou único.
O que um médico ginecologista obstetra pode fazer?
Ginecologistas obstétricas cirurgiãs/cirurgiões treinados que podem executar uma ampla gama de procedimentos, incluindo: partos, histerectomia, remoção de cistos ovarino e miomas e cirurgia para reparar lesões de órgãos pélvicos. Além de ser o médico responsável por ações como os tratamentos de infertilidade e fertilidade
Leia mais sobre nossas especialidades em https://suacirurgia.com/blog-sua-cirurgia/
Quais são as especialidades?
Os/as ginecologistas obstétricas podem escolher entre uma ampla gama de especialidades. Alguns optam por se especializar apenas em obstetrícia e cuidar de gestantes. Especialidade:Ginecologia e obstetricia. Outros só oferecem atendimento ginecológico. Mas eles e elas também podem se especializar em uma área que requer treinamento adicional, especialização e credenciamento, como:
Especialistas em medicina materno-fetal
Especialistas em medicina materno-fetal tratam gestações de alto risco. Eles se especializam na saúde da mãe e do bebê e também podem supervisionar partos complicados ou de alto risco.
Endocrinologistas reprodutivos
Endocrinologistas reprodutivos são especialistas em infertilidade. Eles diagnosticam problemas de infertilidade e desenvolvem planos de tratamento. Muitos oferecem procedimentos de fertilização in vitro (FIV).
Oncologistas Ginecológicos
Oncologista é o termo médico para um/a médico/a especializado em tratamento de câncer. Os oncologistas ginecológicos tratam o câncer dos órgãos reprodutivos, como o câncer de ovário e do colo do útero.
Especialistas pélvicos femininos
Especialistas em medicina pélvica feminina e cirurgiões reconstrutivos concentram-se em lesões e distúrbios do assoalho pélvico e estruturas relacionadas. Eles podem tratar a incontinência, fornecer fisioterapia no assoalho pélvico ou realizar cirurgias para reparar órgãos pélvicos prolapsados.
Quando a mulher deve procurar um médico ginecologista obstetra?
É aconselhável que todas as mulheres passem por uma consulta anual com seu ginecologista. tenham um cheque anual bem-mulher. Recomenda-se que se comece a ir num ginecologista entre os 13 e 15 anos, ou após a primeira menstruação.
Esta visita estabelecerá uma relação entre a adolescente e a médica, que normalmente não realizará um exame pélvico se a menina não tiver problemas de saúde e não for sexualmente ativa. A mulher deve fazer seu primeiro exame pélvico e teste papanicolau quando se tornar sexualmente ativa.
Você pode procurar o atendimento de uma ginecologista obstétrica tanto particular, quanto na sua UBS. A Rede Med Sul oferece essa especialidade em Criciúma, e o pré-natal é garantido a todas as mulheres grávidas, incluindo vacinas, ultrassonografias e o parto da forma que a mulher desejar.
Além disso, você consegue na Rede Med Sul, realizar ainda: Consulta ginecológica, exames preventivos e mamografia.
Leia mais sobre ginecologia e obstetricia em https://clinicadacidade.com.br/ginecologia-obstetricia-tudo-o-que-voce-precisa-saber/