Visão geral
A mamoplastia de aumento – também conhecida como Cirurgia de Prótese de Silicone – é a cirurgia para aumentar o tamanho da mama. Envolve a colocação de implantes mamários sob o tecido mamário ou os músculos do peito.
Para algumas mulheres, a mamoplastia de aumento é uma maneira de se sentir mais confiante. Para outros, faz parte da reconstrução da mama para várias condições.
Se você está pensando em aumentar os seios, converse com um cirurgião plástico. Certifique-se de entender o que a cirurgia envolve, incluindo possíveis riscos, complicações e cuidados de acompanhamento.
Por que é feito
A mamoplastia de aumento pode ajudá-lo a:
- Melhorar sua aparência se você acha que seus seios são pequenos ou que um é menor que o outro e isso afeta a maneira como você se veste ou o tipo de sutiã necessário para ajudar com a assimetria
- Ajuste para uma redução no tamanho de seus seios após a gravidez ou perda de peso significativa
- Corrigir seios irregulares após a cirurgia de mama para outras condições
- Melhorar sua autoconfiança
Discuta seus objetivos com seu cirurgião plástico para que você possa ser realista sobre o que a mamoplastia de aumento pode fazer por você.
Riscos
A mamoplastia de aumento apresenta vários riscos, incluindo:
- Tecido cicatricial que distorce a forma do implante mamário (contratura capsular)
- Dor no peito
- Infecção
- Alterações na sensação do mamilo e da mama
- Mudanças de posição do implante
- Vazamento ou ruptura do implante
A correção dessas complicações pode exigir mais cirurgia, para remover ou substituir os implantes.
Linfoma anaplásico de grandes células associado a implante mamário
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA identificou uma possível associação entre implantes mamários e o desenvolvimento de linfoma anaplásico de grandes células (ALCL), um câncer incomum do sistema imunológico. A condição é conhecida como linfoma anaplásico de grandes células associado ao implante mamário (BIA-ALCL). A FDA acredita que as mulheres com implantes mamários com superfícies texturizadas têm um risco muito baixo, mas aumentado, de desenvolver BIA-ALCL . No entanto, isso não significa que esses implantes causem BIA-ALCL . Mais pesquisas são necessárias para entender a relação entre a condição e os implantes mamários.
Doença do implante mamário
Sintomas sistêmicos – às vezes chamados de doença do implante mamário – podem estar associados aos implantes mamários. A relação exata desses sintomas com os implantes mamários não é claramente compreendida. Os sinais e sintomas relatados incluem fadiga, perda de memória, erupções cutâneas, dificuldade para se concentrar e pensar com clareza e dor nas articulações. A remoção dos implantes mamários pode reverter os sintomas. A pesquisa para determinar o link e a causa está em andamento. Converse com seu cirurgião plástico se você tiver implantes mamários e apresentar algum desses sinais e sintomas.
Se você notar qualquer alteração em seus seios ou implantes, converse com seu médico. Visitas de acompanhamento contínuas e testes de triagem apropriados podem detectar e abordar possíveis complicações relacionadas à cirurgia de aumento de mama.
Como você se prepara
Você consultará um cirurgião plástico sobre suas preferências de tamanho, sensação e aparência de seus seios. O cirurgião descreverá tipos específicos de implantes – lisos ou texturizados, redondos ou em forma de lágrima, solução salina ou silicone – bem como opções de técnicas cirúrgicas.
Revise cuidadosamente as informações escritas, como as informações do paciente do fabricante do implante que você receberá, e mantenha cópias para seus registros.
Antes de decidir fazer a cirurgia, considere o seguinte:
- Os implantes mamários não impedirão que seus seios caiam. Seu cirurgião plástico pode recomendar um lifting de mama, além de um aumento de mama, para corrigir os seios flácidos.
- Os implantes mamários não são garantidos para durar toda a vida. A vida útil média de um implante é de cerca de 10 anos. A ruptura do implante é uma possibilidade. Além disso, seus seios continuarão a envelhecer e fatores como ganho de peso ou perda de peso podem mudar a aparência dos seios. Esses problemas provavelmente levarão a mais cirurgias.
- As mamografias podem ser mais complicadas. Se você tiver implantes mamários, além de mamografias de rotina, precisará de visualizações adicionais e especializadas.
- Os implantes mamários podem dificultar a amamentação. Algumas mulheres conseguem amamentar com sucesso após a mamoplastia de aumento. Para outros, no entanto, a amamentação é um desafio.
- O seguro não cobre implantes mamários. A menos que seja medicamente necessário – como após uma mastectomia por câncer de mama – o aumento da mama não é coberto pelo seguro. Esteja preparado para lidar com as despesas, incluindo cirurgias relacionadas ou futuros exames de imagem.
- Você pode precisar de cirurgia adicional após a remoção do implante mamário. Se você decidir remover seus implantes, pode precisar de um lifting de mama ou outra cirurgia corretiva para ajudar a restaurar a aparência de seus seios.
- Recomenda-se a triagem para ruptura do implante de silicone. A FDA recomenda o monitoramento de rotina com uma ressonância magnética de mama cinco a seis anos após a colocação para rastrear a ruptura do implante mamário de silicone. Em seguida, uma ressonância magnética da mama é recomendada a cada dois a três anos. Um ultrassom pode ser um método de triagem alternativo – a menos que você tenha sintomas. Converse com seu cirurgião plástico sobre o tipo específico de imagem necessária para o monitoramento de rotina de seus implantes.
Você pode precisar de uma mamografia de linha de base antes de sua cirurgia. Seu médico também pode ajustar certos medicamentos antes da cirurgia. Por exemplo, é importante evitar aspirina ou outros medicamentos que possam aumentar o sangramento.
Se você fuma, seu cirurgião pedirá que você pare de fumar por um tempo – cerca de quatro a seis semanas – antes e depois da cirurgia.
Providencie alguém para levá-lo para casa após a cirurgia e ficar com você pelo menos na primeira noite.
O que você pode esperar
Locais de incisão de aumento de mama!
Colocação de próteses mamárias
A mamoplastia de aumento pode ser feita em um centro cirúrgico ou ambulatório hospitalar. Você provavelmente vai para casa no mesmo dia. O procedimento raramente requer uma internação hospitalar.
Às vezes, o aumento do peito é feito durante a anestesia local – você está acordado e sua área do peito está anestesiada. Muitas vezes, porém, o aumento do peito é feito durante a anestesia geral, na qual você está dormindo para a cirurgia. Seu cirurgião plástico revisará diferentes opções de anestesia com você.
Durante o procedimento
Para inserir o implante mamário, seu cirurgião plástico fará um único corte (incisão) em um dos três locais:
- O vinco sob o peito (inframamário)
- Sob o braço (axilar)
- Ao redor do mamilo (periareolar)
Depois de fazer uma incisão, o cirurgião separará o tecido mamário dos músculos e do tecido conjuntivo do peito. Isso cria uma bolsa atrás ou na frente do músculo mais externo da parede torácica (músculo peitoral). O cirurgião irá inserir o implante neste bolso e centralizá-lo atrás do mamilo.
Os implantes salinos são inseridos vazios e depois preenchidos com água salgada estéril quando estão no lugar. Os implantes de silicone são pré-preenchidos com gel de silicone.
Quando o implante estiver no lugar, o cirurgião fechará a incisão – normalmente com pontos (suturas) – e a enfaixará com adesivo de pele e fita cirúrgica.
Após o procedimento
Dor e inchaço são prováveis por algumas semanas após a cirurgia. Contusão é possível, também. Espere que as cicatrizes desapareçam com o tempo, mas não desapareçam completamente.
Enquanto você está se recuperando, pode ser útil usar uma bandagem de compressão ou sutiã esportivo para suporte extra e posicionamento dos implantes mamários. Seu cirurgião pode prescrever medicação para a dor também.
Siga as instruções do seu cirurgião sobre o retorno às atividades regulares. Se você não tiver um trabalho fisicamente exigente, poderá retornar ao trabalho dentro de algumas semanas. Evite atividades extenuantes – qualquer coisa que possa aumentar seu pulso ou pressão arterial – por pelo menos duas semanas. Enquanto estiver se recuperando, lembre-se de que seus seios serão sensíveis ao contato físico ou a movimentos bruscos.
Se o seu cirurgião usou suturas que não absorvem sozinhas ou colocou tubos de drenagem perto de seus seios, você precisará de uma consulta de acompanhamento para remoção.
Se você notar calor e vermelhidão no peito ou tiver febre, pode ter uma infecção. Entre em contato com seu cirurgião o mais rápido possível. Contacte também o seu cirurgião se tiver falta de ar ou dor no peito.
Resultados
A mamoplastia de aumento pode alterar o tamanho e a forma de seus seios. A cirurgia pode melhorar sua imagem corporal e autoestima. Mas mantenha suas expectativas realistas e não espere perfeição.
Além disso, seus seios continuarão a envelhecer após o aumento. O ganho de peso ou a perda de peso também podem mudar a aparência dos seus seios. Se você ficar insatisfeita com a aparência de seus seios, pode precisar de mais cirurgias para corrigir esses problemas.