Mamoplastia redutora e seus beneficios. Em primeiro lugar, a mamoplastia de redução, visa do mesmo modo como outros procedimentos cirúrgicos, a harmonização. Na maioria das vezes a mamoplastia de redução são acompanhadas da correção de assimetria existente e tem como objetivo diminuir o volume das mamas e dar uma melhor forma.
Seios excessivamente grandes prejudicam a saúde da mulher
Seios grandes demais podem causar inúmeros problemas físicos, além de possibilitarem desordens psicológicas advindas da insatisfação e irritabilidade com o próprio corpo. A redução das mamas pode ser necessária quando o tamanho das mesmas não condiz com a estrutura física. Chamada por hipertrofia mamária, esta condição pode ocorrer em quatro graus especificados de acordo com os sintomas apresentados, sendo eles a moderada, grande e gigantomastia.
O que é a mamoplastia de redução?
Como o próprio nome sugere, a mamoplastia de redução é um procedimento cirúrgico de procedência estética que busca diminuir as mamas. As razões para se fazer essa cirurgia podem ser variadas, porém a mais comum é a busca por uma harmonização maior da silhueta física, ou seja, buscar um equilíbrio físico estético maior.
É importante ter em mente que a performance da cirurgia, seja de aumento ou diminuição das mamas, não interfere nas funções fisiológicas das mesmas. Se a mulher tem uma saúde perfeita antes da cirurgia, a tendência é manter essa condição após a mesma. Estudos acerca de problemas que se apresentam na região das mamas indicam que até 18% das mulheres têm algum problema com a amamentação, porém, este fator não está relacionado com cirurgias estéticas.
Como é feita a redução da mama?
Antes de realizar a cirurgia de redução mamária, o médico indica a realização de exames de sangue e mamografia e pode, ainda, ajustar as doses de alguns medicamentos atuais e recomendar evitar remédios.
A cirurgia pode ser ambulatorial, ou seja, podendo ter alta hospitalar no mesmo dia da operação. O ato dura cerca de três horas e, em geral, é realizado sob anestesia local com sedação. Pode ser usada outra anestesia como a geral ou mesmo a peridural, dependendo da avaliação do caso pela equipe cirúrgico anestésica.
Quando realizar o procedimento?
As mastoplastias estéticas podem ser realizadas a partir do completo desenvolvimento das mamas. Isto tem ocorrido mais precocemente nas últimas décadas devido às mudanças impostas pelas alterações dos hábitos de vida, como o uso frequente de hormônios femininos e o início da atividade sexual, dentre outros fatores.
Dessa forma, a partir dos 14 a 15 anos, já é possível operar as adolescentes com desenvolvimento completo das mamas, atendendo suas necessidades estéticas (geralmente dois à três anos após a primeira menstruação). Ao considerarmos o período de lactação, recomendamos aguardar pelo menos seis meses após interrompê-lo para programar sua cirurgia.
Recuperação tranquila e sem risco
Depois da cirurgia pode-se sentir alguma dor, sendo importante usar um sutiã com um bom suporte, tanto de dia como à noite, deitar apenas de barriga para cima e tomar os analgésicos indicados pelo médico.
Geralmente, os pontos devem ser removidos cerca de 8 a 15 dias após a cirurgia e, durante esse tempo, deve-se repousar evitando mexer os braços e o tronco de forma excessiva, não devendo ir à academia ou dirigir.
Nos primeiros 6 meses após a cirurgia, é também aconselhado evitar exercícios físicos mais pesados, especialmente aqueles que envolvem movimentos com os braços.
Uma outra questão que envolve o assunto recuperação, é em relação à cicatriz. Muitas mulheres perguntam se corre risco de ficar uma cicatriz grande e aparente. Mas a resposta é não. A mamoplastia de redução pode deixar uma pequena cicatriz nos locais de corte, sendo geralmente ao redor da mama, mas o tamanho da cicatriz varia com o tamanho e formato da mama e da capacidade do cirurgião.
Saiba mais em https://www.lucianapepino.com.br/cirurgia-plastica/mamoplastia-de-aumento/
Veja também https://suacirurgia.com/2021/12/22/mamoplastia-e-para-se-sentir-bem-com-voce/