Um novo olhar sobre a cirurgia bariátrica

bariátrica

Um novo olhar sobre a cirurgia bariátrica. A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Pelos riscos associados, vem sendo considerada um grande problema de saúde pública nos países desenvolvidos. Estima-se que de 2% a 8% dos gastos em tratamentos de saúde em vários países do mundo sejam destinados à obesidade.

Sendo a obesidade uma condição médica crônica de etiologia multifatorial, o seu tratamento envolve várias abordagens (nutricional, uso de medicamentos antiobesidade e prática de exercícios físicos)

Entretanto, vários pacientes não respondem a estas manobras terapêuticas, necessitando de uma intervenção mais eficaz. O método mais usado nestes casos é a realização da cirurgia bariátrica.

A cirurgia bariátrica tem se mostrado uma técnica de grande auxílio na condução clínica de alguns casos de obesidade. A indicação desta intervenção vem crescendo nos dias atuais e baseia-se numa análise abrangente de múltiplos aspectos do paciente.

O que é o procedimento da cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um tipo de cirurgia na qual o sistema digestivo é alterado com o objetivo de diminuir a quantidade de comida tolerada pelo estômago ou para modificar o processo natural de digestão, de forma a reduzir drasticamente a quantidade de calorias absorvidas, facilitando a perda de peso.

Qual a indicação para realização da cirurgia bariátrica?

Para ser um candidato à cirurgia bariátrica é preciso passar por uma avaliação pré-operatória que inclui diversos exames que irão determinar se você se enquadra nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e Conselho Federal de Medicina (CFM) para que o tratamento cirúrgico seja liberado.

• IMC (Índice de Massa Corporal): pacientes com IMC maior ou igual a 40 (independente da presença de comorbidades) ou entre 35 e 40 (na presença de comorbidades).
  • Idade: entre os 18 e 65 anos não há restrições quanto a idade do paciente, mas para casos abaixo dos 18 e acima dos 65 deve haver uma avaliação individual.
  • Doenças associadas: casos em que o paciente tem doenças associadas à obesidade, como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, dislipidemias (colesterol / triglicérides altas), apneia do sono, doenças ortopédicas, refluxo gastroesofágico, incontinência urinária, infertilidade, entre outras.
  • Tempo de doença: quando o paciente teve insucesso na perda de peso através de tratamentos convencionais.

Quais as vantagens de realizar a cirurgia bariátrica?

Além da perda significativa de peso, a cirurgia bariátrica também traz benefícios relacionados às doenças associadas à obesidade, com melhoria e cura de doenças como: hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, Insuficiência respiratória, asma, diabetes e colesterol alto.

Além de todos as benesses já citadas anteriormente, a realização da cirurgia bariátrica ainda auxilia em outras vantagens, tais como as sociais e psicológicas, como a diminuição do risco de depressão, aumento da autoestima, da interação social e claro, da mobilidade física.

Quais os tipos de cirurgias bariátricas que existem?

O tipo de cirurgia deve ser escolhido juntamente com o médico, de acordo com as condições clínicas e preferências da pessoa. Essas cirurgias podem ser feitas com o corte normal no abdômen ou por videolaparoscopia, onde apenas pequenos cortes são feitos durante a operação.

Banda gástrica

Esta é o tipo de cirurgia bariátrica menos invasiva e consiste em colocar uma banda, em forma de anel, em volta do estômago, de forma que ele diminua de tamanho, contribuindo para uma menor ingestão de alimentos e de calorias. Normalmente, este tipo de cirurgia apresenta menos riscos para a saúde e tem um tempo de recuperação mais rápido, mas seus resultados podem ser menos satisfatórios que as outras técnicas.

By pass gástrico

O bypass é uma cirurgia invasiva na qual o médico retira uma grande parte do estômago e depois liga o início do intestino à porção restante do estômago, diminuindo o espaço disponível para a comida e reduzindo a quantidade de calorias absorvidas. Este tipo de cirurgia possui ótimos resultados, permitindo perder até 70% do peso inicial, no entanto também tem mais riscos e uma recuperação mais lenta. Entenda melhor como é feito o bypass gástrico.

Gastrectomia vertical

Ao contrário do bypass gástrico, neste tipo de cirurgia, que também pode ser conhecida como “cirurgia de sleeve”, o cirurgião mantém a ligação natural do estômago ao intestino, removendo apenas uma parte do estômago para o tornar menor que o normal, reduzindo a quantidade de calorias ingeridas. Esta cirurgia tem menos riscos que o bypass, mas também possui resultados menos satisfatórios, permitindo perder cerca de 40% do peso inicial, sendo semelhante à banda gástrica.

Derivação biliopancreática

Nesta cirurgia é retirada uma parte do estômago e a maior parte do intestino delgado, que constituem a principal região onde ocorre a absorção de nutrientes. Desta forma, uma grande parte dos alimentos não é digerida ou absorvida, reduzindo a quantidade de calorias da dieta. No entanto, e embora uma boa parte do intestino delgado seja retirada, a bile continua sendo liberada no primeiro pedaço do intestino delgado que é depois ligado à porção mais final do intestino delgado, de forma a que não exista interrupção do fluxo de bile, mesmo que a comida já não esteja passando nessa parte mais inicial do intestino delgado.

Leia mais em https://www.tuasaude.com/obesidade-e-cirurgia-bariatrica/

5 Dúvidas de nossos pacientes sobre a cirurgia bariátrica

Aqui na Rede Med Sul, muitas pessoas estão procurando nossos profissionais para a realização deste procedimento. Muitos deles tem algumas dúvidas em relação ao procedimento. Aqui neste momento, nós vamos esclarecer algumas destas dúvidas para que você não tenha nenhuma outra.

Existem riscos de realizar este procedimento?

Tratamento cirúrgico é uma alternativa eficaz para ajudar a perder peso, contribuindo para a sua melhor qualidade de vida e redução significativa do risco de morte. Porém, é preciso estar ciente de que se trata de uma operação de grande porte e, por isso, apresenta riscos como qualquer outra cirurgia e provocará modificações no aparelho digestivo. Um novo olhar sobre a cirurgia bariátrica.

A cirurgia bariátrica é contra indicada para pacientes que possuem: quadro de transtorno psiquiátrico não controlado, doença cardiopulmonar grave, doenças genéticas e tumores endócrinos. Vale lembrar que é importantíssimo a consulta com o médico endocrinologista para avaliação pré operatória.

O pós operatório é complicado?

Depois de voltar para casa, a alimentação será reintroduzida lentamente, sendo que nas três primeiras semanas só será possível ingerir líquidos. Depois desse período, é possível comer pequenas porções de alimentos bem cozidos e moles como arroz, legumes e carne macia bem moída. Aos poucos, de acordo com o acompanhamento nutricional, o paciente pode voltar a comer outros alimentos, até estar liberado para se alimentar normalmente.

É necessária uma cirurgia plástica depois da realização da bariátrica?

Não necessariamente, mas quando a perda de peso é muito grande, a cirurgia plástica reparadora pode ser indicada para a retirada do excesso de pele. O ideal é que se aguarde, pelo menos, um ano depois da realização da cirurgia bariátrica para iniciar as plásticas. Para quem perdeu muito peso, às vezes são necessárias várias cirurgias para remodelar o corpo e também “retoques” para a melhora de uma região já operada.

É possível engordar após realizar a cirurgia bariátrica?

A cirurgia é apenas parte de um tratamento que envolve mudanças profundas no seu estilo de vida, como reeducação alimentar, atividade física regular e acompanhamento médico multidisciplinar, especialmente de nutricionistas e psicólogos. A chave para o sucesso do tratamento está no compromisso em seguir rigorosamente as orientações da equipe médica para toda a vida. Um novo olhar sobre a cirurgia bariátrica. Quando o pós bariátrico não assume hábitos saudáveis recomendados pelos médicos, como adoção de dieta menos calórica e mais nutritiva e prática regular de exercícios físicos, o resultado pode ser severamente comprometido e o paciente voltar a ganhar peso.

Onde realizar a sua bariátrica?

Um novo olhar sobre a cirurgia bariátrica na Rede Med Sul proporciona saúde de qualidade a quem necessita. Nossa equipe está sempre dedicada e pronta para te receber. Possuímos uma estrutura moderna e totalmente adaptada, com uma rede médica de referência em diversas áreas. Aqui, desde o seu primeiro atendimento até após o procedimento você vai ter um serviço de excelência.

Não deixe para amanhã a autoestima que você pode ter hoje! Seja saudável. Deixe logo este incômodo para trás.

Acesse também outros conteúdos em https://suacirurgia.com/